A Influência do Professor Supervisor Educacional na Formação do Corpo Docente.
A Influência do Professor Supervisor Educacional na Formação do Corpo Docente.
Série original Profissionais da Educação
O profissional Professor Supervisor é aquele que observa o processo e o progresso do ensino-aprendizagem da instituição escolar. Ele avalia o desempenho das turmas sob sua supervisão, principalmente a forma de aplicação da metodologia escolhida pelos professores para o processo de aprendizagem dessas turmas.
Cabe ao Professor supervisor a orientação na parte pedagógica do processo ensino-aprendizagem promovendo o diálogo com os docentes para dirimir dúvidas e questionamentos sobre as teorias pedagógicas e sua importância para lecionar ,dando opções ao docente na forma de transmitir o conteúdo programático.
Preparar palestras, seminários, grupos de estudos pedagógicos, cursos, com o propósito de fornecer formação continuada aos docentes. Elaborar em conjunto com os demais profissionais da Unidade Escolar e com representantes dos alunos e comunidade o Projeto Político Pedagógico da instituição escolar. Ser o mediador entre a direção e o corpo docente indicando possíveis soluções aos problemas que possam surgir quanto a aprendizagem das turmas. Conduzir os Conselhos de Classe, ouvindo os representantes de turmas sobre o comportamento dos alunos nas práticas docentes, ouvindo os professores sobre o desempenho, frequência, comportamento dos alunos propondo estratégias para recuperação dos alunos com baixo rendimento.
Vale ressaltar que não basta a aprendizagem ser apenas enciclopédicas, formal, baseada exclusivamente nas teorias. O supervisor orienta que a aprendizagem seja mais abrangente, leve em conta os conhecimentos que o aluno já tenha ( currículo oculto), que seja significativa, inclusiva, e tenha a ver com o contexto atual da localidade que o aluno resida, proporcionando atividades práticas que tenham a ver com o trabalho que desempenharão quando terminarem os estudos com aproveitamento. O professor supervisor deve instruir os docentes sobre a forma de lecionar ,fazendo com que os alunos fiquem instigados , curiosos em querer saber mais, estimulando-os a serem investigadores e a construírem seu próprio conhecimento. O professor será o agente facilitador da aprendizagem dos alunos ,incentivando-os a pesquisarem suas dúvidas e a questionarem se elas persistirem.
Finalizando, os professores supervisores educacionais, junto com os orientadores educacionais, o coordenador pedagógico, a direção, são colaboradores tanto da parte gerencial da educação quanto da parte pedagógica, junto com os docentes e a comunidade escolar. É um facilitador de processos, um observador do cotidiano escolar. Matematicamente podemos dizer que o supervisor age como equalizador dos processos de aprendizagem entre os docentes e discentes buscando com o diálogo proporcionar uma aprendizagem emancipadora.
Escrito por José Luiz Teixeira da Silva
Professor/Pedagogo/Especialista do comportamento dos alunos/Supervisor e Administrador Escolar/Doutorando em Educação.
Comentários
Postar um comentário