Sequência Didática Aula sobre Saúde do Trabalhador

 SD-Sequência Didática

Ergonomia - Saúde do Trabalhador

FONTE:https://www.cartaodafamilia.com.br/saude-do-trabalhador-veja-a-importancia-de-preserva-la



SEQUÊNCIA DIDÁTICA ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

SEQU~ENCIA 



 






Instituição de Ensino:
Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza -ETESHJS



Professor (a): José Luiz

Curso: Ensino Técnico Profissionalizante Subsequente/ Concomitante

Área do conhecimento:  Enfermagem

Disciplina: Saúde do Trabalhador

Componente Curricular: Ergonomia em Saúde do Trabalhador

Unidade temática: Saúde e Tecnologias Digitais

Disciplinas envolvidas: Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social.

Objetos do conhecimento: Uso da plataforma digital Google Classroom  

Competências:

 

  • Valorizar e utilizar conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artística-cultural.
  • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora, digital-  bem como conhecimento das linguagens artística, matemática e científica, para expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações de trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • Argumentar com bases em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e provam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, e resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento valorização da diversidade de indivíduos e de seus grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Comunicar-se na língua portuguesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses culturais e para o exercício do protagonismo social.

·         Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

Habilidades:

 

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,    resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

  • Utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação como o Google Sala de Aula de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  • Explorar ambientes virtuais de informação e socialização, oferecidos pelo Google Sala de Aula, analisando a qualidade, utilidade e validade das informações veiculadas.
  • Produzir conhecimentos, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante das temáticas trabalhadas, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de contexto.
  • Analisar e refletir sobre o as habilidades desenvolvidas na prática, em uso das tecnologias envolvidas, em grupos ou individualmente, respeitando os formatos e prazos estabelecidos.
  • Reconhecer a influência dos avanços tecnológicos no surgimento de novas atividades profissionais e educativas, repercutindo também nas metodologias educativas em sala de aula presencial, EAD ou por acompanhamento remoto à distância.
  • Desenvolver tanto o técnico como o pedagógico no que tange à disciplina, de forma simultânea e eficaz, beneficiando-se pelos conhecimentos em mídia previamente adquiridos e desenvolvidos ao longo das aulas.
  • Concatenar as diferentes metodologias ativas da educação com temas a serem abordados pela disciplina, bem como, com a atenção aos cuidados que dizem respeito à ergonomia do educando, para otimizar o tempo e os esforços gastos durante cada atividade.

 

Duração da atividade: 4 tempos de aula (200 minutos)

Objetivos

 

 

Objetivo Geral:

·         Apresentar um produto educacional que é a sequência didática (SD) sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) colaborativo – Google Sala de Aula de forma a contribuir com a construção do conhecimento e aprendizagem do conteúdo programático do curso saúde; segurança do trabalho; meio ambiente; ergonomia, dentro do contexto atual usando metodologias ativas e hibridismo digital fazendo com que o educando compreenda os diversos procedimentos que devem ser aprendidos e executados no componente curricular.

Objetivos específicos:

·         Observar situações de risco ergonômico e atuar sobre elas, minimizando-as ou eliminando-as.

·         Adquirir letramento digital suficiente para o uso de recursos digitais tal como o AVA Google Sala de Aula.

·         Desenvolver-se nas atividades propostas aplicando as metodologias ativas e híbridas no que diz respeito à disciplina.

·         Compreender melhor a sua disciplina, tendo em vista o suporte tecnológico digital no contexto ao qual está inserido.

·         Utilizar conhecimentos técnicos e pedagógicos por meio de ambientes virtuais de informação e socialização, oferecidos pelo Google Sala de Aula.

 

As metodologias do processo de ensino-aprendizagem

 

 

 

Aula prática ensinando ergonomia por meio do AVA

]

 

Rotação por estações

 

Rotação por estações

 

Rotação por estações

 

Rotação por estações

 

Apresentação da temática

Avaliação diagnóstica

 

 

 

        I                 II                                 III               IV

                Etapa 1                                       Etapa 2                                                         Etapa 3

Etapa 4

               

 

Autoavaliação

Conclusão

 

Análise do Desenvolvimento

Avaliação formal

 

 

Avaliação

Final

                                         Etapa 5                              Etapa 6

 

Recuperação

 

 

 

 

 

 

 

 


 Etapa 1 - Preparação para a SD

 

 Metodologia (10 min)

Promover debate com os alunos, através da ferramenta Google Meet, sobre ergonomia e a atuação do enfermeiro no programa de saúde do trabalhador, ressaltando sua atuação nas comissões internas de prevenção de acidentes –CIPA, através de atividades audiovisuais dispostas no Google Sala de Aula e Google Drive. 

 

Etapa 2 – Introdução ao conteúdo

Contextualização (15min)

Desenvolver a disciplina por meio de atividades audiovisuais com o seguinte tema:

Apresentação das NRs (Normas Regulamentadoras), informando que todos os profissionais que atuarem nessa área deverão ser habilitados e registrados, conforme NR 27, assim como apresentação dos serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) SESMT deve ser composto por uma equipe de:

·         Médico do Trabalho - Portador de certificado de conclusão de curso de especialização em nível de pós-graduação, ou certificado de residência médica na área de saúde do trabalhador;

·         Engenheiro de Segurança do Trabalho – Portador de certificado de conclusão de curso de especialização, em nível de pós-graduação;

·         Técnico de Segurança do Trabalho – Portador de comprovação de registro profissional expedido pelo ministério do trabalho;

·         Enfermeiro do Trabalho – Portador de certificado de conclusão de curso de especialização em nível de pós-graduação.

·         Técnico de Enfermagem do Trabalho – Portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de Técnico de enfermagem do trabalho.

A NR17 veio para estabelecer critérios com a finalidade de que as adaptações das condições de trabalho e psicofisiológicas possam proporcionar um máximo de conforto, segurança e rendimento, inclusive no processo de ensino híbrido, ora tão necessário em nossa sociedade.  Tem sua existência jurídica assegurada a nível de legislação através dos artigos 198 a 199 da CLT. (Consolidação das leis do trabalho) Assim, esse conjunto de critérios, surge a ergonomia. De acordo com o item 17.1, “esta NR visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente” de modo a permitir aos gestores dados quantitativos de controle (BRASIL-MTE, 1995).

“Na Ergonomia, o binômio conforto-produtividade são anexos. Não é possível pensar somente no conforto, sem cogitar a produtividade, da mesma forma o contrário, com isso este resultado de produtividade será transitório.” (COUTO, 1995).

 

Hoje existem diversas definições para ergonomia, porem todas procuram ressaltar a interdisciplinaridade que é o estudo da interação do homem com o trabalho sistema homem-máquina-ambiente. Algumas associações de ergonomia propõem suas próprias definições sobre ergonomia, a mais antiga delas é a da Ergonomics Society da Inglaterra:

 

 “Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento, ambiente e particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que surgem desse relacionamento.”

A ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia) define ergonomia como:

“Entende-se como Ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não-dissociada a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.”      

                    

Etapa 3 - Rotação de estações e produção de conteúdo

Vídeo chamada em grupo por Google Meet. (10 min)

·         Os acadêmicos responderão a uma rápida avaliação diagnóstica através do Google Forms.

Respaldo pedagógico:  Rotações por estações

I-             Identificar o grau de conhecimento do discente acerca das situações de risco ergonômico, orientando-os a luz da ciência e capacitando-os para atuar adequadamente erradicando o risco.

II-           Observar o grau de conhecimento do aluno a fim de inclui-lo de forma igualitária para o uso de recursos digitais tal como o AVA Google Sala de Aula.

III-          Disponibilizar atividades disciplinares pertinentes, com uso de metodologias ativas e híbridas.

IV-          Proporcionar melhor conhecimento acerca de ergonomia, utilizando o suporte disponibilizados pelo Google sala de aula no contexto ao qual está inserido. (10 min)

 

Etapa 4 - Análise do desenvolvimento

Com base no resultado do teste, o educador comentará as questões que tiveram o menor número de acertos, para discutir e reforçar os conceitos não assimilados. (10 min)

- Ergonomia de correção

É a aplicação da ergonomia em situação já existentes, com o intuito de resolver problemas relacionados à segurança, como a postura inadequada na cadeira, luz de tela do computador, descanso de tela, mouse etc. Fadiga e má posturas e/ou no que se refere à produção em termos de aprendizagem. Porém em muitos casos as soluções propostas para correção e adaptação se demonstra bastante onerosas, como cadeira ergonômica, mesa numa altura adequada. Em alguns casos soluções propostas como mudanças posturais, utilização de dispositivos de segurança, ajuste de iluminação entre outros, são realizados com relativa facilidade, mas em outros casos, a redução de ruídos ou mesmo de carga mental são de difícil intervenção.

- Ergonomia de conscientização

Tem o intuito de treinar e capacitar os indivíduos para que possam identificar situações arriscadas e corrigi-las no cotidiano ou mesmo emergências. Os problemas ergonômicos muitas das vezes não são solucionados na fase de concepção ou de correção, sobretudo a conscientização de postura está sofrendo constantes modificações. O sistema produtivo e os conhecimentos assemelham-se a organismos vivos em constante transformação e adaptação.
Com isso demonstra a necessidade de se conscientizar o indivíduo através de cursos, treinamentos, com constantes reciclagens para permanecer de forma segura, evitando e reconhecendo fatores de risco que possam surgir no ambiente de estudo, trabalho etc. onde ele deve saber quais atitudes deve tomar perante a uma situação de emergência. Na grande maioria, estes treinamentos são realizados de forma individualizada, porém seria ideal que se realizassem de forma coletiva.

 

Etapa 5- Conclusão

A partir observações com coleta de dados e questionamentos observa-se que apesar de estarem expostos a risco e agravos à saúde, relacionados a riscos físicos principalmente, surgindo então a ideia de criação de um instrumento para treinamento do grupo. Este contato diário com os alunos permitiu a equipe o conhecimento da realidade do trabalho e mais do que isto, identificar o sofrimento deste grupo, baseado na realidade de cada indivíduo. Foi criado e disponibilizado pelo Google Sala de Aula, então, um material para um trabalho de educação permanente em ergonomia, baseado nos conceitos de ergonomia, na educação permanente em saúde e na pedagogia crítica. Este instrumento poderá ser utilizado no processo de educação permanente das equipes e das áreas envolvidas nas avaliações ergonômicas. (10 min)

Recursos

 

 

         Acesso à internet

         Vídeos, aplicativo e endereços eletrônicos para aula invertida para acesso fora da instituição de ensino:

         Acesso ao conteúdo virtual contido no manual de ergonomia MS

         Google Sala de Aula

 

Ferramentas de produção de conteúdo:

         Wiki;

         Mapa conceitual;

         Podcast;

         Vídeo;

AVALIAÇÃO



 

 

A importância da educação em saúde ainda que do ponto de vista técnico, pode ser bastante útil e atrativo aos integrantes do processo de ensino-aprendizagem e também para o trabalhador ativo neste processo, por meio de tecnologias digitais como o AVA Google Sala de Aula, entre outras metodologias, lendo material elaborado sobre o assunto, ampliando o vocabulário e seus conhecimentos sobre saúde e segurança, passa a ser um agente ativo de mudanças.

 

                BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília: MEC – Conselho Nacional de Educação 2018.

SETREM. Competencias e habilidades do curso técnico em informática. Discponível em <tecnico.setrem.com.br-96-competencias-e-habilidades>. Acesso em 07 de abril de 2020 às 15:25.

Habilidades e Competencias Enem: ciências humanas. Disponível em <blog.enem.com.br-4692>. Acesso em 14 mai de 2021 .

RIBEIRO, David Godinho; TOMAZ, Ms Dayanne Cristina Mendes Ferreira. Ergonomia e a atuação do enfermeiro do trabalho. FACULDADE REDENTOR. Campos, RJ: Grupo Redentor de Ensino, [2013] Disponível em:< http://www. redentor. inf.br/arquivos/ pos / publicacoes/ 04032013TCC% 20DAVID% 20GODINHO% 20RIBEIRO. pdf>. Acesso em: 15 de jun. 2021

TORRES, Patricia Lupion, organizadora. Tecnologias digitais para a produção do conhecimento. Coleção Agrinho. Curitiba: SENAR – PR., 2015

Tutorial Google Classroom - Disponível em:< https://inovaeh.sead.ufscar.br/wpcontent/uploads/2019/02/Tutorial-Google-Classroom.pdf > Acesso em: 15 de jun. 2021


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