Sequência Didática Aula sobre Saúde do Trabalhador
SD-Sequência Didática
Ergonomia - Saúde do Trabalhador
FONTE:https://www.cartaodafamilia.com.br/saude-do-trabalhador-veja-a-importancia-de-preserva-la
Professor (a): José Luiz
Curso: Ensino Técnico Profissionalizante
Subsequente/ Concomitante
Área do conhecimento: Enfermagem
Disciplina: Saúde do Trabalhador
Componente Curricular: Ergonomia em Saúde do
Trabalhador
Unidade temática: Saúde e Tecnologias Digitais
Disciplinas envolvidas: Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social.
Objetos do conhecimento: Uso da plataforma digital
Google Classroom
Competências:
- Valorizar
e utilizar conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva.
- Exercitar
a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,
incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a
criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular
e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base
nos conhecimentos das diferentes áreas.
- Valorizar
e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às
mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artística-cultural.
- Utilizar
diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e
escrita), corporal, visual, sonora, digital- bem como conhecimento das linguagens
artística, matemática e científica, para expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos,
além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Compreender
e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Valorizar
a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações de
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade.
- Argumentar
com bases em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que
respeitem e provam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o
consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
- Exercitar
a empatia, o diálogo, e resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento valorização da diversidade de indivíduos e de seus grupos
sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas
potencialidades sem preconceitos de qualquer natureza.
- Comunicar-se
na língua portuguesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias
digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de
ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos
valores e interesses culturais e para o exercício do protagonismo social.
·
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde
física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas
emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Habilidades:
Agir pessoal e coletivamente
com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando
decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
e solidários.
- Utilizar
as tecnologias digitais de informação e comunicação como o Google Sala de
Aula de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, para se
comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva.
- Explorar
ambientes virtuais de informação e socialização, oferecidos pelo Google
Sala de Aula, analisando a qualidade, utilidade e validade das informações
veiculadas.
- Produzir
conhecimentos, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo
posição diante das temáticas trabalhadas, argumentando de acordo com a
estrutura própria desse tipo de contexto.
- Analisar
e refletir sobre o as habilidades desenvolvidas na prática, em uso das
tecnologias envolvidas, em grupos ou individualmente, respeitando os
formatos e prazos estabelecidos.
- Reconhecer
a influência dos avanços tecnológicos no surgimento de novas atividades
profissionais e educativas, repercutindo também nas metodologias
educativas em sala de aula presencial, EAD ou por acompanhamento remoto à
distância.
- Desenvolver
tanto o técnico como o pedagógico no que tange à disciplina, de forma simultânea
e eficaz, beneficiando-se pelos conhecimentos em mídia previamente
adquiridos e desenvolvidos ao longo das aulas.
- Concatenar
as diferentes metodologias ativas da educação com temas a serem abordados
pela disciplina, bem como, com a atenção aos cuidados que dizem respeito à
ergonomia do educando, para otimizar o tempo e os esforços gastos durante
cada atividade.
Duração
da atividade: 4 tempos de aula (200 minutos)
Objetivos
Objetivo Geral:
·
Apresentar um produto educacional que é a sequência
didática (SD) sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) colaborativo –
Google Sala de Aula de forma a contribuir com a construção do conhecimento e
aprendizagem do conteúdo programático do
Objetivos específicos:
·
Observar situações de risco ergonômico e atuar
sobre elas, minimizando-as ou eliminando-as.
·
Adquirir letramento digital suficiente para o
uso de recursos digitais tal como o AVA Google Sala de Aula.
·
Desenvolver-se nas atividades propostas
aplicando as metodologias ativas e híbridas no que diz respeito à disciplina.
·
Compreender melhor a sua disciplina, tendo em
vista o suporte tecnológico digital no contexto ao qual está inserido.
·
Utilizar conhecimentos técnicos e pedagógicos
por meio de ambientes virtuais de informação e socialização, oferecidos pelo
Google Sala de Aula.
As metodologias do processo de
ensino-aprendizagem
Aula
prática ensinando ergonomia por meio do AVA ] Rotação
por estações Rotação
por estações Rotação
por estações Rotação
por estações Apresentação da temática Avaliação
diagnóstica I II
III IV
Etapa 4
Autoavaliação Conclusão Análise do
Desenvolvimento Avaliação formal Avaliação Final
Recuperação
Promover debate com os alunos, através
da ferramenta Google Meet, sobre ergonomia e a atuação do enfermeiro no
programa de saúde do trabalhador, ressaltando sua atuação nas comissões
internas de prevenção de acidentes –CIPA, através de atividades audiovisuais
dispostas no Google Sala de Aula e Google Drive.
Etapa 2 – Introdução ao conteúdo
Contextualização
(15min)
Desenvolver a
disciplina por meio de atividades audiovisuais com o seguinte tema:
Apresentação das NRs (Normas Regulamentadoras),
informando que todos os profissionais que atuarem nessa área deverão ser
habilitados e registrados, conforme NR 27, assim como apresentação dos serviços
Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)
SESMT deve ser composto por uma equipe de:
·
Médico
do Trabalho -
Portador de certificado de conclusão de curso de especialização em nível de
pós-graduação, ou certificado de residência médica na área de saúde do
trabalhador;
·
Engenheiro
de Segurança do Trabalho – Portador de certificado de conclusão de curso de especialização, em
nível de pós-graduação;
·
Técnico
de Segurança do Trabalho – Portador de comprovação de registro profissional expedido pelo
ministério do trabalho;
·
Enfermeiro
do Trabalho –
Portador de certificado de conclusão de curso de especialização em nível de
pós-graduação.
·
Técnico
de Enfermagem do Trabalho – Portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de
Técnico de enfermagem do trabalho.
A NR17 veio para estabelecer critérios
com a finalidade de que as adaptações das condições de trabalho e
psicofisiológicas possam proporcionar um máximo de conforto, segurança e
rendimento, inclusive no processo de ensino híbrido, ora tão necessário em
nossa sociedade. Tem sua existência
jurídica assegurada a nível de legislação através dos artigos 198 a 199 da CLT.
(Consolidação das leis do trabalho) Assim, esse conjunto de critérios, surge a
ergonomia. De acordo com o item 17.1, “esta NR visa a estabelecer parâmetros
que permitam a adaptação das condições de trabalho às características
psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de
conforto, segurança e desempenho eficiente” de modo a permitir aos gestores
dados quantitativos de controle (BRASIL-MTE, 1995).
“Na Ergonomia, o binômio conforto-produtividade são
anexos. Não é possível pensar somente no conforto, sem cogitar a produtividade,
da mesma forma o contrário, com isso este resultado de produtividade será
transitório.” (COUTO, 1995).
Hoje existem diversas definições para
ergonomia, porem todas procuram ressaltar a interdisciplinaridade que é o
estudo da interação do homem com o trabalho sistema homem-máquina-ambiente.
Algumas associações de ergonomia propõem suas próprias definições sobre ergonomia,
a mais antiga delas é a da Ergonomics Society da Inglaterra:
A ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia) define
ergonomia como:
“Entende-se como Ergonomia o estudo das interações das
pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções
e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não-dissociada a segurança,
o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.”
Etapa 3 - Rotação de estações e produção de conteúdo
Vídeo chamada em grupo por Google Meet. (10 min)
·
Os acadêmicos responderão a uma rápida avaliação
diagnóstica através do Google Forms.
Respaldo pedagógico: Rotações por estações
I- Identificar o grau de conhecimento do discente acerca
das situações de risco ergonômico, orientando-os a luz da ciência e
capacitando-os para atuar adequadamente erradicando o risco.
II- Observar o grau de conhecimento do aluno a fim de
inclui-lo de forma igualitária para o uso de recursos digitais tal como o AVA
Google Sala de Aula.
III- Disponibilizar atividades disciplinares pertinentes, com
uso de metodologias ativas e híbridas.
IV- Proporcionar melhor conhecimento acerca de ergonomia,
utilizando o suporte disponibilizados pelo Google sala de aula no contexto ao
qual está inserido. (10 min)
Etapa 4 -
Análise do desenvolvimento
Com base no resultado do teste, o
educador comentará as questões que tiveram o menor número de acertos, para
discutir e reforçar os conceitos não assimilados. (10 min)
- Ergonomia de correção
É a aplicação da ergonomia em
situação já existentes, com o intuito de resolver problemas relacionados à
segurança, como a postura inadequada na cadeira, luz de tela do computador,
descanso de tela, mouse etc. Fadiga e má posturas e/ou no que se refere à
produção em termos de aprendizagem. Porém em muitos casos as soluções propostas
para correção e adaptação se demonstra bastante onerosas, como cadeira
ergonômica, mesa numa altura adequada. Em alguns casos soluções propostas como
mudanças posturais, utilização de dispositivos de segurança, ajuste de
iluminação entre outros, são realizados com relativa facilidade, mas em outros
casos, a redução de ruídos ou mesmo de carga mental são de difícil intervenção.
- Ergonomia de conscientização
Tem o intuito de treinar e
capacitar os indivíduos para que possam identificar situações arriscadas e
corrigi-las no cotidiano ou mesmo emergências. Os problemas ergonômicos muitas
das vezes não são solucionados na fase de concepção ou de correção, sobretudo a
conscientização de postura está sofrendo constantes modificações. O sistema
produtivo e os conhecimentos assemelham-se a organismos vivos em constante
transformação e adaptação.
Com isso demonstra a necessidade de se conscientizar o indivíduo
através de cursos, treinamentos, com constantes reciclagens para permanecer de
forma segura, evitando e reconhecendo fatores de risco que possam surgir no
ambiente de estudo, trabalho etc. onde ele deve saber quais atitudes deve tomar
perante a uma situação de emergência. Na grande maioria, estes treinamentos são
realizados de forma individualizada, porém seria ideal que se realizassem de
forma coletiva.
Etapa 5- Conclusão
A partir observações com coleta
de dados e questionamentos observa-se que apesar de estarem expostos a risco e
agravos à saúde, relacionados a riscos físicos principalmente, surgindo então a
ideia de criação de um instrumento para treinamento do grupo. Este contato
diário com os alunos permitiu a equipe o conhecimento da realidade do trabalho
e mais do que isto, identificar o sofrimento deste grupo, baseado na realidade
de cada indivíduo. Foi criado e disponibilizado pelo Google Sala de Aula,
então, um material para um trabalho de educação permanente em ergonomia,
baseado nos conceitos de ergonomia, na educação permanente em saúde e na
pedagogia crítica. Este instrumento poderá ser utilizado no processo de
educação permanente das equipes e das áreas envolvidas nas avaliações
ergonômicas. (10 min)
Recursos
•
Acesso à
internet
•
Vídeos,
aplicativo e endereços eletrônicos para aula invertida para acesso fora da
instituição de ensino:
•
Acesso
ao conteúdo virtual contido no manual de ergonomia MS
•
Google
Sala de Aula
Ferramentas
de produção de conteúdo:
•
Wiki;
•
Mapa
conceitual;
•
Podcast;
•
Vídeo;
AVALIAÇÃO
A importância da educação em
saúde ainda que do ponto de vista técnico, pode ser bastante útil e atrativo
aos integrantes do processo de ensino-aprendizagem e também para o trabalhador
ativo neste processo, por meio de tecnologias digitais como o AVA Google Sala
de Aula, entre outras metodologias, lendo material elaborado sobre o assunto,
ampliando o vocabulário e seus conhecimentos sobre saúde e segurança, passa a
ser um agente ativo de mudanças.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação
é a base. Brasília: MEC – Conselho Nacional de Educação 2018.
SETREM. Competencias e habilidades do curso técnico em
informática. Discponível em
<tecnico.setrem.com.br-96-competencias-e-habilidades>. Acesso em 07 de
abril de 2020 às 15:25.
Habilidades e Competencias Enem: ciências humanas.
Disponível em <blog.enem.com.br-4692>. Acesso em 14 mai de 2021 .
RIBEIRO, David Godinho; TOMAZ, Ms
Dayanne Cristina Mendes Ferreira. Ergonomia e a atuação do enfermeiro do
trabalho. FACULDADE REDENTOR. Campos, RJ: Grupo Redentor de Ensino, [2013]
Disponível em:< http://www. redentor. inf.br/arquivos/ pos / publicacoes/ 04032013TCC%
20DAVID% 20GODINHO% 20RIBEIRO. pdf>. Acesso em: 15 de jun. 2021
TORRES, Patricia Lupion, organizadora. Tecnologias
digitais para a produção do conhecimento. Coleção Agrinho. Curitiba: SENAR –
PR., 2015
Tutorial Google Classroom - Disponível
em:<
https://inovaeh.sead.ufscar.br/wpcontent/uploads/2019/02/Tutorial-Google-Classroom.pdf
> Acesso em: 15 de jun. 2021
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