Inteligência Artificial Generativa na formação docente: ética, aprendizagem significativa e inovação no curso de Pedagogia do ISERJ-FAETEC
Inteligência Artificial Generativa na formação docente: ética, aprendizagem significativa e inovação no curso de Pedagogia do
ISERJ-FAETEC
Autores
- José Luiz Teixeira da Silva
- Victor Gonçalves Gloria Freitas
- Jorge Eduardo Mansur Serzedello
DOI:
https://doi.org/10.54033/cadpedv22n10-139
https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/19058
RESUMO
Esta análise preliminar é um recorte da pesquisa de doutorado em Novas Tecnologias Digitais aplicada à formação docente, aprovada pela Plataforma Brasil (CAAE: 85250424.3.0000.8137, Parecer CEP nº 7.389.050) e com parecer favorável da VPE/DESUP FAETEC. O estudo investiga a aplicação de Inteligência Artificial Generativa (IAG) na formação de professores do curso de Pedagogia do ISERJ-FAETEC. A base teórica está estruturada em três eixos: ética no uso pedagógico da IA, aprendizagem significativa por metodologias ativas, e inovação por meio de tecnologias digitais emergentes. Embora o currículo já aborde metodologias ativas e tecnologias educacionais, observa-se ausência de uma abordagem sistemática sobre IAG. Propõe-se, portanto, um programa de capacitação docente em módulos teórico-práticos sobre modelagem de prompts, curadoria de conteúdos e avaliação crítica de resultados gerados por IA. Recomenda-se ainda a criação de laboratórios virtuais colaborativos e a implementação de grupos de tutoria entre docentes e discentes. Espera-se que essas ações ampliem a competência técnica dos futuros pedagogos e fortaleçam práticas pedagógicas éticas, inovadoras e capazes de engajar e reter estudantes.
Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, Formação Docente, Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas, Ética Digital
REFERÊNCIAS
AUSUBEL, D. P. Psicologia educacional: uma visão cognitiva. Rio de Janeiro: Interamericana, 1968.
BACICH, L.; MORAN, J. M. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017. Disponível em: https://redesynapse.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf Acesso em 27 jun. 2025
BATES, Tony. Teaching in a Digital Age: Guidelines for Designing Teaching and Learning. Vancouver: Tony Bates Associates Ltd., 2019. Disponível em: https://open.umn.edu/opentextbooks/textbooks/221 Acesso em 25 jun. 2025.
BERNARDI, J.; SANTOS, B. S. dos. A voz dos estudantes e professores: percepções sobre metodologias ativas no ensino superior. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 9, p. e8482, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n9-343. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/8482 Acesso em: 27 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n9-343
BIGGS, J. Constructive alignment in university teaching. HERDSA Review of Higher Education, v. 1, n. 2, p. 7-22, 1996. Disponível em: https://herdsa.org.au/herdsa-review-higher-education-vol-1/5-22 Acesso em 23 jun. 2025.
BODDINGTON, Paula. Towards a code of ethics for artificial intelligence. Cham: Springer, 2017. DOI: 10.1007/978-3-319-60648-4 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-60648-4
COWLS, J.; FLORIDI, L. Prolegomena to a White Paper on an ethical framework for a good AI society. Science and Engineering Ethics, v. 24, n. 2, p. 719-739, 2018. Disponível em: https://philarchive.org/rec/COWPTA Acesso em 20 jun 2025
CRESWELL, J. W.; PLANO CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. Disponívem em: https://books.google.com.br/books/about/Pesquisa_de_M%C3%A9todos_Mistos_2_ed.html?id=HPyzCAAAQBAJ&redir_esc=y Acesso em 17 jun. 2025.
DARLING-HAMMOND, L.; HYLER, M. E.; GARDNER, M. Effective teacher professional development. Palo Alto: Learning Policy Institute, 2017. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED606743.pdf. DOI: https://doi.org/10.54300/122.311
DE JONG, T.; VAN JOOLINGEN, W. R. Scientific discovery learning with computer simulations of conceptual domains. Review of Educational Research, v. 68, n. 2, p. 179–201, 1998. DOI: 10.3102/00346543068002179 DOI: https://doi.org/10.3102/00346543068002179
FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica). Relatório institucional ISERJ-FAETEC 2018–2022. Rio de Janeiro: FAETEC, 2023. [Documento interno].
FARIAS, Gabriela Belmont de. Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel para o desenvolvimento da Competência em Informação. 2022.Perspectivas em Ciência da Informação, v.27, n. 2, p. 58-76, abr./jun. 2022. Disponível em https://www.scielo.br/j/pci/a/ZSNC6yjPGkG6t5kTQHC3Wxp/?format=pdf Acesso 30 de jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/39999
FERNANDES, A. B. et al. A ÉTICA NO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA PROFESSORES E ESTUDANTES. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 346–361, 2024. DOI: 10.51891/rease. v10i3.13056. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13056. Acesso em: 30 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13056
FERREIRA, Amanda. IA para professores: prompts para aulas, avaliações e engajamento dos alunos. Central de Prompts IA, 2025. Disponível em: https://treinamentosaf.com.br/ia-para-professores-prompts-para-aulas-avaliacoes-e-engajamento-dos-alunos/. Acesso em: 27 jun. 2025.
FLORIDI, L. The ethics of information. Oxford: Oxford University Press, 2016.Disponível em https://academic.oup.com/book/35378 Acesso 25 jun 2025.
FREEMAN, S.; EDDY, S. L.; McDONOUGH, M.; SMIRNOVA, E.; CROOKS, S.; WALKER, J. D.; HAMMOND, K.; WANG, V. C.; WOOTEN, M.; WASTIAK, P. Active learning increases student performance in science, engineering and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 111, n. 23, p. 8410-8415, 2014. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/pdf/10.1073/pnas.1319030111 Acesso em 15 de jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1319030111
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54579/2/freire-pedagogia-da-autonomia.pdf Acesso 27 jun. 2025.
FULLAN, Michael. Nuanced Leadership: Building Capacity for Complex Change. Thousand Oaks: Corwin Press, 2020. Disponível em: https://www.corwin.com/books/nuance-260422 Acesso em 13 jun. 2025.
HERR, K.; ANDERSON, G. L. The action research dissertation: a guide for students and faculty. 2. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED500336 Acesso em 15 jun. 2025.
HOLMES, W.; BIALIK, M.; FADEL, C. Artificial intelligence in education: promises and implications for teaching and learning. Geneva: Globethics Publications, 2023. Disponível em: http://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/10139722/ Acesso em 17 jun. 2025.
ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro). Histórico institucional. Rio de Janeiro: ISERJ, 2024.
KITCHENHAM, B. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. EBSE Technical Report, v. 2.3, 2007. Disponível em: https://www.cs.york.ac.uk/ftpdir/reports/2007/YCS-2007-01.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025.
LUCKIN, R.; GEORGE, K.; CUKUROVA, M. AI for school teachers. 1. ed. Boca Raton: CRC Press, 2022. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.1201/9781003193173/ai-school-teachers-rose-luckin-karine-george-mutlu-cukurova Acesso em 19 de jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1201/9781003193173-1
LUCKIN, R.; HOLMES, W.; GRIFFITHS, M.; FORCIER, L. B. Intelligence unleashed: an argument for AI in education. London: Pearson, 2016. Disponível em: https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/1475756/. Acesso em: 27 jun. 2025.
MCKENNEY, S.; REEVES, T. C. Conducting educational design research. 2. ed. London: Routledge, 2018. DOI: 10.4324/9781315105642 DOI: https://doi.org/10.4324/9781315105642
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. New York: Teachers College Press, 2006. Disponível em: https://www.punyamishra.com/wp-content/uploads/2008/01/mishra-koehler-tcr2006.pdf Acesso em 20 jun. 2025.
MORAN, J. M. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. In: BACICH, Lilian; MORAN, José Manuel (org.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2015. Disponível em: https://redesynapse.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf Acesso em 27 de jun. 2025.
POPENICI, S. A. D.; KERR, S. Exploring the impact of artificial intelligence on teaching and learning in higher education. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 12, n. 1, p. 1-13, 2017. Disponível em: https://telrp.springeropen.com/articles/10.1186/s41039-017-0062-8 Acesso em 19 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1186/s41039-017-0062-8
PRINCE, M. Does active learning work? A review of the research. Journal of Engineering Education, v. 93, n. 3, p. 223-231, 2004. Disponível em: https://engr.ncsu.edu/wp-content/uploads/drive/1smSpn4AiHSh8z7a0MHDBwhb_JhcoLQmI/2004-Prince_AL.pdf Aceso em 30 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.1002/j.2168-9830.2004.tb00809.x
PUENTEDURA, R. R. SAMR: Moving from Enhancement to Transformation. 2013. Disponível em: https://eddl.tru.ca/wp-content/uploads/2018/12/SAMREnhancementToTransformation-Puentedura-2013.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025.
REDECKER, C.; PUNIE, Y. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. DOI: 10.2760/159770
RODRIGUES, J. L. G.; OLIVEIRA, M. G.; SVEDESE, V. M. O uso de laboratório virtual no ensino de Ciências da Natureza diante da conjuntura da Covid-19: uma pesquisa bibliográfica. Ensino & Pesquisa, v. 22, n. 2, 2024. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/ensinoepesquisa/article/download/8283/6349/33202 DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8283
SANTOS, M. F. da C. Inteligência artificial na formação docente: desafios, possibilidades e capacitação para a educação básica. 2023. Dissertação (Mestrado). Instituto Federal Goiano. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4902
SHADISH, W. R.; COOK, T. D.; CAMPBELL, D. T. Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin, 2002. DOI: 10.1037/1082-989X.8.1.3 DOI: https://doi.org/10.1037/1082-989X.8.1.3
UNESCO. Guidance for generative AI in education and research. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386354.locale=en
YIN, Robert K. Case study research and applications: design and methods. 6. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2018. Disponível em: https://openlibrary.org/books/OL27411977M/Case_Study_Research_and_Applications
Como Citar
SILVA, J. L. T. da; FREITAS, V. G. G.; SERZEDELLO, J. E. M. Inteligência Artificial Generativa na formação docente: ética, aprendizagem significativa e inovação no curso de Pedagogia do ISERJ-FAETEC. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 10, p. e19058, 2025. DOI: 10.54033/cadpedv22n10-139. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/19058. Acesso em: 15 ago. 2025.
Caderno Pedagógico - ISSN 1983-0882 - DOI: 10.54033
Qualis Capes (2017-2020): A2
Comentários
Postar um comentário